sábado, 14 de junho de 2008

Noite de Santo Antônio

Queridos amigos,

Na noite de quinta-feira dia 12/06 fomos ver de perto uma das festas mais populares de Lisboa: a noite de Santo Antônio. Detalhe: éramos um grupo de brasileiros de mais ou menos umas 15 pessoas, e no meio da noite alguém se perdia...ih, cadê o fulano? Acho que se perdeu...A festa acontece na rua e tem muita gente, o que me me surpreendeu bastante é que não presenciamos cenas de brigas ou coisa parecida, tava até tranquilo pra quantidade de pessoas que havia. Os tradicionais acontecimentos desta noite são: as marchas populares que representam 20 bairros de Lisboa
e há uma competição entre eles. Estão todos fantasiados e passam pela Avenida da Liberdade ao som de uma marcha.

E claro, o outro é acender uma vela pra Santo Antônio. A maioria eram mulheres, mas havia homens também que jogavam moedas pro Santo. Detalhe: ficava um monte de criança e alguns adultos também, embaixo do Santo pra pegar as moedas que as pessoas jogavam. Isso tudo é a parte tradicional, digamos, da festa. Porque a verdade é que as ruas se tornaram boates ao ar livre, em cada esquina uma música diferente, em casa sacada dos sobrados, pessoas curtindo a festa. Era muito engraçado! Passamos em frente de um edificio e havia uma família inteira de pijama, isso mesmo, vendo a multidão passar e curtindo a festa da varanda na maior tranquilidade!

Quando a fome apertou, comemos uma bifana, que é um bife de carne de porco com pão, é muito bom! Tinha também as famosas sardinhas com pão. Achei melhor não arriscar, porque a quantidade de espinhas que tem uma sardinha...digamos que é preciso ter uma certa técnica pra comer e não se engasgar!

Ah, esqueci de comentar que antes de irmos ao desfile das marchas, o pessoal tomou um licor chamado "Ginjinha", que é feito com a ginja, uma frutinha avermelhada parecida com a cereja. Como não gosto de licor, não gostei da ginjinha, mas ela faz o maior sucesso, tem até fila pra comprar.

Resumindo, passamos uma noite super agradável e nos divertimos muito! Um grande beijo a todos e até a próxima!

Trupe brasileira


A famosa Ginjinha


Marcha popular


Marcha popular


Nós no meio da muvuca


Muvuca


Prontas pra acender a vela a Santo Antônio (tem mulher casada aí no meio, disseram que era pra garantir o casamento :)

Velas pra Santo Antônio (estão vendo um menino abaixado procurando moedas?)

7 comentários:

Unknown disse...

Mimis querida...
Dá uma coisa boa toda vez que vejo tuas fotos...
Vontade de também poder ver isso tudo...feliz por te ver bem nas fotos...ao lado do grande Wagner...
Essa vida é doida mesmo...é engraçado te imaginar ai do outro lado...tão longe de nós...
Mas daqui sempre vão boas vibrações...

Ontem eu e Fe fomos no FaM...no cic...mas tava lotadaço...não deu pra entrar...e como sempre lembrei de ti...
Essas coisas me fazem lembrar da Mimi...que normalmente topava tudo...hehehehe...

Beijos amiga...
Fica com Deus....

Camis
ah...quando provares o tal travesseiro...o que não é para dormir, conta se é bom ou ruim!!!!

Unknown disse...

Mimizoca,

que lindas experiências que estás passando....e melhor ainda do lado do Wagner, né? :)

Bom, vou esperar o teu postal ansiosamente!

Nem preciso dizer que to com saudade né??!!

Beijos e te quiero mucho, nena.
Maris.

disse...

Que linda essa festa! É uma delícia morar num lugar novo e poder conhecer e aproveitar tudo de diferente que aparece! Acho que o mais importante na vida é sempre vivenciar culturas diferentes e aprender sobre outros costumes! Isso é uma grande riqueza em nossas vidas! Fico SUPER feliz de ver vocês aí curtindo bastante e vivendo uma experiência bem legal! Continuem aproveitando MUITO! E continue escrevendo aqui e colocando fotos! Toda vez que vejo coisas novas aqui me empolgo mais ainda pra viajar! Só que por enquanto não vai ser por aí não... Ainda tenho a América Latina pra desbravar ;) ehhehe

SAUDADES DE TI, guria!
Mil beijos,
FÊ.

disse...

P.S. Vamos ver se a gente se fala no skype... O problema é que é difícil coincidir nossos horários, né? Mas um dia a gente consegue ;)
BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSS

Mimi disse...

Chicas, sinto falta de vocês aqui! Ontem estivemos num lugar que lembrava muito Puerto Madero e claro que isso me fez pensar muito em vocês! Beso grande, cuidense.

Mimi disse...

Oi Fê! Fico feliz que com a tua impolgação! Claro, tem muita coisa linda pra conhecer na América Latina.Esse fuso horário complica mesmo pra gente conversar, mas vamos tentar..
Besos, cuidate

Anónimo disse...

Oi.....fala mais de comida adoro ouvir sobre essas coisas ! Beijão p ti MIMI

Fernanado (Namorado da Mari)