sexta-feira, 30 de maio de 2008

Algumas curiosidades

Olá amigos,

Quero compartilhar com vocês algumas diferenças entre o português do Brasil e o de Portugal que percebi até agora. A começar pelo título do blog, ou seja, calcinha aqui se diz cueca. Não sei se todos se deram conta disso ou acharam mesmo que depois de vir pra cá resolvi usar cueca hahaha!!

Outro dia estava no banheiro de um shopping e quando fui lavar as mãos não conseguia abrir a torneira. Uma senhora que estava ao meu lado me disse ( que por sinal falou muito rápido):
" - Tá avariada!"Eu respondi:
- Como? Não entendi. (eu até conheço a palavra "variada" e já ouvi dizer por exemplo que uma pessoa tá variada, quer dizer, não está muito certa das idéias, tá meio doida ou tá variando heheh, enfim, mas aí eu pensei, a torneira não pode estar louca...)
Foi então que ela se deu conta pelo meu sotaque que eu era brasileira e me respondeu:
" Ah, não funciona!"

Domingo passado fui ao cinema com o Wagner e de novo encontro de novo "avariada" , desta vez era uma máquina de cigarros que estava quebrada.

Na estação de metrô me lembro bem quando escutei pela primeira vez um aviso sobre os bilhetes:
" Não os deite fora". Quer dizer, não jogue fora, não jogue o bilhete no lixo.

Aqui já ouvi algumas pessoas pronunciarem o "s" e "sc" com som de "x" ou "ch", por exemplo: sete, seria "xete" / piscina seria "pixina".

Centavos aqui são "céntimos" e se você vai ao supermercado e compra um produto por exemplo por 4,92 e dá uma nota de 5 euros, eles te devolvem 8 céntimos, é incrível, mas aqui os céntimos valem mesmo. A primeira vez que fui fazer compras, achei até engraçado, porque no Brasil normalmente nem ligamos pra isso.

Bom, nem preciso comentar que o gerúndio aqui não se usa, pelo menos até agora o que escuto é: estava a ler, estava a falar com fulano...ou mais informal também se diz "tava".

Dêem uma olhada nestas fotos:

Máquina de cigarros "avariada"


Na terceira frase diz: " Deite o lixo nos recipientes apropriados"


Artigos em promoção nesta "montra" (vitrine)


Aqui também tem sorvete da Kibon, mas se diz "gelado do Olá"

9 comentários:

Unknown disse...

Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!

Daiane disse...

Noe!!!
Eu não tinha percebido o pq de tu usar cuecas... hehehe!!!
Te cuida...
Beijos

Anónimo disse...

Oi Noemi, alô Wagner,
legal ver vocês!
As "crônicas" do Wagner são muito chatas :-), longas, sisudas! eh eh eh
As tuas são muito mais legais! Esse homem é muito sério!

Falando sério, tudo de bom para vocês!

Wagner, meu nego, táx fazendo falta por aqui! :-)

De Lucca

Unknown disse...

Muito bom, Mimis!! Gostei bastante!!!
Beijosss

Anónimo disse...

Oi, passei por aqui,tudo de bom pra vcs!!!!

disse...

Oi!
Adorei ver as fotos com as curiosidades ;) Tem sempre umas coisas bem engraçadas! heheeh...
Dá uma passada em Cascais que é pertinho de Lisboa. É só pegar o metro ou o comboio, não lembro bem, e saltar numa das últimas estações! Lá é lindo!!!!!!!!!!!!!
Beijos

Mimi disse...

Obrigada a todos pelos comentários!Pode deixar Fer, ainda vamos pra Cascais!Uma ótima semana pra vocês!
beijos e abraços

gun disse...

hehe, muito interessante!!

mas "cueca" não é uma dança de Bolivia???

Mimi disse...

Sí Gun, tenés razón "cueca" también es una danza boliviana... besos