terça-feira, 28 de outubro de 2008

Primeiro dia de aula

Hoje foi meu primeiro dia de aula como professora na faculdade. Como já é de se esperar, sempre há expectativas tanto da parte dos alunos como do professor. Eu fico imaginando como eles irão me receber, se serão receptivos ou não, esse tipo de coisa. Timidez e um certo silêncio na aula é comum quando se trata do primeiro dia. Mas é só começar as apresentações que eles vão relaxando, vão se divertindo e isso normalmente acontece devido à proximidade entre as duas línguas, ou seja, eles acabam achando graça das palavras e das expressões em espanhol.

Uma coisa que me assustou foi a quantidade de alunos por turma. Numa delas tem 32 e na outra mais de 50, acreditem. Bom, pelo menos é o número de inscritos, mas nem sempre aparecem todos sobretudo porque a presença não é obrigatória e eles tem liberdade neste sentido. Vou fazer o possível para que as aulas sejam proveitosas e dinâmicas e espero que eles também colaborem. Não sou do tipo que fica no pé, mas também aluno folgado e preguiçoso não aturo.

A faixa etária é variada, há muitos com 17, 18 anos (um destes adolescentes é uma brasileira de Minas Gerais e se chama Gisele) como também há pessoas com mais de 40. Uns com a expressão que demonstra muita vontade de aprender, outros com olhar desconfiado, outros com a aparência cansada de quem trabalhou o dia todo, uns bocejam, outros cochicham como o colega ao lado (Camis, Maris, isso lembra alguma coisa heehe), etc.

Em geral tive uma boa impressão, mas o que me preocupa mesmo é que estratégias usar para que o grupo possa ter um bom rendimento diante deste cenário.

Bom, por enquanto é isso.



5 comentários:

Unknown disse...

Só imagino a cara de todo mundo...deve ser engraçado....

Unknown disse...

Bom..o negócio não é tão diferente do nosso público do extra, né? Lidamos com adolescentes e com senhores. E tu vais achar o modo de lidar com essas diferenças, sim.

Espero que eles gostem de aulas lúdicas hihihih

beijosssssss

Unknown disse...

Ih, Maris, aula lúdica com 40 alunos é difícil não? Claro que vou tentar fazer algo parecido, mas como fazia no extra, não dá :(
Na verdade minha preocupação maior não é a diferença de idade e sim a quantidade de alunos por sala!
Ah, hoje descobri mais 3 brasileiras na sala ;)

Unknown disse...

é, mas poxa, como eles deixam tantos alunos na aula de língua!!!
Bom, algo dá pra fazer...

disse...

Gostei de saber das tuas impressões do primeiro dia de aula! É sempre assim! Muita expectativa e muita novidade!
Tenho certeza de que será uma ótima experiência lidar com 50 de uam vez só.... heheeh
Boa sorte!!!!!
Beijos